A promoção da sua música nova não deve começar na data de lançamento. Esperar até a data de lançamento da sua música para começar a promover é muito tarde. Um promoção eficaz de música começa meses antes dela sair.
Uma sólida campanha de pré-lançamento pode gerar entusiasmo para o seu lançamento, aumentar o público e transformar os ouvintes casuais em verdadeiros fãs.
Mas por onde você começa mesmo?
E mais importante, como você faz isso funcionar enquanto ainda tem tempo para terminar sua música?
Estas são cinco dicas para ajudar você a aproveitar ao máximo seus esforços de promoção durante o período que antecede seu lançamento. Defina Sua Data de Lançamento!
Quer a sua música esteja terminada ou não, você precisa definir a data de lançamento. Definir uma data de lançamento como objetivo tem toneladas de benefícios, como ajudá-lo a decidir como administrar seu tempo e fornecer uma pressão saudável para concluir.
Depois que sua música estiver mixada e masterizada, use a distribuição digital para definir uma data de lançamento personalizada para o seu projeto em todas as principais plataformas de streaming, incluindo Soundcloud, YouTube, Deezer, Spotify, Apple Music.
Apenas preencha sua data de lançamento personalizada na quarta etapa do criador de versões LANDR e sua música estará no ar em todas as lojas no mesmo dia, apenas certifique-se de deixar tempo suficiente com antecedência. É possível escolher uma data de lançamento personalizada em até sete dias úteis no futuro, mas dê o máximo de dias possível (duas a três semanas) para ter uma chance maior de que seu lançamento esteja no ar .
Cada álbum, cada música, cada acorde tem uma história dentro dele. Seus esforços de promoção devem dizer isso. Descubra o que é interessante e exclusivo sobre sua nova música e conte sua história na sequência de seu lançamento. As histórias podem adicionar uma outra camada à sua música.
Promover sua própria música pode parecer agressivo ou complicado. Contar sua história torna-a mais pessoal e envolvente. Para descobrir sua história, pergunte a si mesmo:
Tabela de conteúdo (toc)
O QUE ME INSPIROU A ESCREVER MINHA MÚSICA?
EU ESTAVA ESCREVENDO ISSO EM RESPOSTA A ALGO SIGNIFICATIVO QUE ACONTECEU NA MINHA VIDA?
ONDE EU ESTAVA QUANDO ESCREVI E GRAVEI?
QUAIS
SÃO AS IDÉIAS POR TRÁS DA MINHA MÚSICA?
QUAL É A CONEXÃO ENTRE MIM, MEUS INSTRUMENTOS, COLEGAS DE BANDA E COLABORADORES?
PODEM SER APRESENTADORES DE RÁDIO, BLOGS,REVISTAS, CRIADORES DE PLAYLISTS OU ATÉ MESMO OUTRAS BANDAS COM AS QUAIS VOCÊ DESEJA FAZER PROMOÇÃO CRUZADA.
Dê a si mesmo alguns meses para iniciar o processo. Isso garantirá tempo suficiente para apresentação, acompanhamento e outras correspondências.
Os tempos de resposta e as disponibilidades das pessoas às quais você chega podem variar, portanto, tenha bastante tempo para gerenciar seus esforços de promoção.
Use seu tempo para criar interações reais com as pessoas com quem você está falando. Não confie em chamadas frias ou e-mails em massa. Tente chegar a uma lista mais gerenciável e criar conexões reais.
Atualize seu site, mailing list e contas de mídia social. Este é óbvio, mas é realmente importante quando se promove uma nova música.
Existem tantas maneiras de ouvir esses dias. Os fãs podem alcançar sua música de várias direções e origens diferentes. Portanto, verifique se essas fontes estão atualizadas antes do lançamento.
Elabore novos anúncios para a sua mídia social antes da data de lançamento. Não tente embaralhar por todo o lugar no dia da sua divulgação enquanto tenta fazer o freestyle de suas mensagens.
Certifique-se de tudo, e eu quero dizer tudo sobre sua banda ou música on-line está atualizado. Isso pode e deve incluir seu:
WEBSITE, MAILING LIST, PÁGINA DO ARTISTA NO SPOTIFY, TWITTER, SOUNDCLOUD, BIO PÁGINA DO ARTISTA NO FACEBOOK E, INSTAGRAM, TIK TOK E EM TODOS OS OUTROS LUGARES ONDE SEUS OUVINTES PODEM APRENDER MAIS SOBRE VOCÊ E SUA MÚSICA.
Certifique-se de que todas as suas informações online estejam atualizadas. Isso dará a seus fãs a chance de saber sobre sua nova música, independentemente de como eles ouvem ou acompanham sua música.
Combine a história da sua música com uma história visual Vídeos, fotos, imagens e até esquemas de cores fazem parte do processo de lançamento.
Eles ajudam a reforçar sua história e criar algum momento durante o seu período de preparação.O elemento visual da música de um artista tornou-se mais importante do que nunca na atual indústria da música.
Tudo pode ser um pouco demais. Mas conhecer a história por trás de sua música ajudará você a criar um ótimo elemento visual para sua promoção musical.
Pense em cartazes, banners, merchandising, perfis, design de sites e o que você publica em seus perfis de mídia social. Trabalhar com um artista para ajudar a moldar o visual por trás de seus materiais de promoção meses antes do lançamento pode ajudar.
Mas lembre-se: até mesmo postagens simples, como suas novas faixas tocando em seu estúdio, um live rápido ao vivo, fotos de seu processo ou qualquer outra coisa que faça parte de seu novo lançamento são formas simples de criar impulso por trás da data de lançamento.
Documentar e compartilhar seu processo é uma das maneiras mais pessoais e envolventes de compartilhar sua música. Então tente contar sua história com seus recursos visuais também.
Devagar Se Vai Longe...
A preparação para o seu lançamento requer um pouco de planejamento algo que os músicos nem sempre são conhecidos por…
Mas com a paciência e o foco certo, cuidar dessas 5 partes de promover um novo lançamento o colocará à frente da curva para o seu próximo lançamento.
No final, sua música sempre fala por si. Mas usar o seu tempo de espera de maneira inteligente vai colocar mais ouvidos para começar.